Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Desconto de Tempo



Boas pessoal, nova semana, novo Desconto de Tempo. Conto, mediante disponibilidade para responder a perguntas, fazer esta rubrica semanalmente ou no máximo de15 em 15 dias. E por isso aqui vai uma nova fornada de perguntas e respostas sobre o funcionamento e a actualidade da NBA. Começo por responder a duas perguntas que ficaram do Desconto de Tempo anterior…


(…)
Que tipos de contract options existem? Há uma série de opções possíveis ou podem criar-se as que quiserem?

Filipe Casinhas
Sintra


Olá Filipe

Existem 3 tipos de opções nos contratos:
Team option – Onde a equipa tem a opção de estender o contrato por mais um ano.
Player option – Onde fica em poder do jogador a decisão de prolongar o contrato por mais um ano.
Early Termination Option (ETO) – opção que o jogador tem de terminar o contrato antes do tempo que está previsto.

#Costa


Gostaria de saber o que é (…), cap holds e roster charges.

Steve Soares
Braga


Olá Steve

Continuando com a minha resposta, cap hold é um montante que as equipas têm no seu payroll que representa o salário de um jogador que é expectável que a equipa assine no futuro imediato.
Exemplos: uma 1st pick que foi draftada mas que ainda não assinou contrato tem um cap hold no valor do seu contracto; um jogador que é free agent e que cujos bird rights permitem assinar acima do cap space tem um cap hold no valor do seu salário estimado. E para calcular o cap space que uma equipa tem para oferecer a Free Agents (FA), entram estes cap holds na equação. Os cap holds existem para as equipas não se aproveitarem das excepções que detém.
Deixa-me usar o exemplo dos Miami HEAT para te explicar melhor: a equipa de Miami tinha os bird rights do Lebron, do Bosh e do Wade. Se não existisse os cap holds dos salários deles, os HEAT podiam assinar o Carmelo, Kyle Lowry, o Gortat usando o cap space e depois, porque assim é permitido, renovar com o big three acima do cap (por terem os citados bird rights). Os cap holds existem para evitar estas situações. Por isso é que leste nas notícias que os HEAT tinham um cap space de 55M quando isso não corresponde à verdade. Porque só os cap holds do Big Three eram superior a isso… Teriam se renunciassem aos três jogadores (e todos os restantes free agents) mas depois, se tal acontece, não poderiam renovar usando os Bird Rights (perde-se os mesmos quando renunciamos um jogador).

Roster Charge, ou na sua forma correcta “incomplete roster charge” é um "tipo de cap hold". A NBA tem um número mínimo de jogadores que um franchise tem que ter. E esse número é 13. Ora, mais uma vez para não haver aproveitamento do cap space, as regras definem um valor para uma equipa não usar o espaço todo e depois não poder cumprir as suas obrigações de ter 13 jogadores no roster. Então, para o cálculo do cap space de uma equipa, que é o valor que uma equipa tem para assinar um free agent, tem de haver lugar para o ordenado de pelo menos outros 12 (que juntamente com um eventual jogador para o qual se está a calcular o cap space faz 13). Então, entre o número de jogadores que têm contrato com a equipa e os citados 12 necessários, é cobrado um cap hold (incomplete roster charge) avaliado no salário mínimo de um jogador de 1º ano (em 2014/2015 é de cerca de 507 mil dólares) por cada jogador em falta até 12. Parece complicado mas não é e explico melhor através de um exemplo:
Uma equipa tem 7 jogadores com contrato e quer saber o cap space para assinar um free agent que pretende. O cap space como explicado anteriormente é a diferença entre o salary cap e o payroll da equipa. O payroll da equipa é o valor do salário desses 7 jogadores + 5 roster charges (para fazer o 12).Ou seja, o cap space dessa equipa é Salary cap – (payroll + 2,5M). Esse é o valor que a equipa tem para assinar o jogador que pretende. Se com o cap space pretende assinar dois jogadores, basta retirar o valor de um roster charge e tem aí o cap space para assinar os dois jogadores…

#Costa


Boas. Os Lakers andam muito fraquinhos e habituei-me a vê-los sempre nas finais. Eles vão demorar muito a lutar pelo título outra vez?

João Gonçalo
Faro


Olá João

Nada se pode garantir na NBA mas a lógica manda dizer que os Lakers não vão deixar de ser um dos franchises de topo da NBA por andar 2 ou 3 anitos afastados da luta pelo título. A equipa “sofreu” com um determinado momento recente que foi a aposta falhada num ano em grande (12/13 quando foi buscar o Dwight Howard e o Steve Nash para juntar ao Pau, Metta e Kobe) que correu mal por diversos motivos, o principal deles, as lesões.
E para além disso correu mal na altura errada e em conjunto com as consequências de um novo CBA mais restritivo para as big spending teams. Nos últimos 20, 30 anos não tem sido normal ver a equipa dos Lakers na mó de baixo, mas isso acontece a TODAS as equipas num determinado momento. É normal. E sendo a equipa dos Lakers uma equipa “grande”, penso que esse momento de menor fulgor será mais curto que o normal. O front office tem mantido a flexibilidade salarial para os próximos anos e esta off-season voltou a fazê-lo. Os Lakers têm, neste momento apenas 3 jogadores com salário garantido para o próximo verão, o que, numas contas por alto dá cerca de 28M de cap space. Ora, dá para pagar 16M ao Kevin Love  para juntá-lo ao Kobe, ao Nick Young e ao Julius Randle e ainda manter 12,5M (+ a room exception) para outros free agents. E no verão seguinte o contrato do Kobe termina deixando espaço para "caçar" Kevin Durant. Isto são apenas cenários da minha cabeça mas o ponto que faço é que os Lakers neste momento estão a salvaguardar-se para reerguer-se o mais brevemente possível. E, na minha opinião, não te acredites que os Lakers vão ficar muitos anos sem lutar por anéis. Quem te diz isso ou é Celtics fan ou não sabe o que são os Lakers…

#Costa


Queria que me explicassem melhor o Salary Cap, deve ser a dúvida de muita gente. E os Lakers amnistiaram o MWP, mas ainda lhe pagam?

Américo Castro


Olá Américo

Expliquei no último Desconto de Tempo o que é o Salary Cap e resumidamente é o valor definido pela NBA para cada um dos franchises gastarem em salários. Há excepções que permitem pagar mais que o salary cap mas isso são contas de outro rosário.
Quanto à tua segunda pergunta, não. Os Lakers amnistiaram o Metta World Peace no verão 2013 e tiveram que lhe pagar na mesma o salário até ao fim do contrato. Contrato esse que terminou agora. Logo, os Lakers deixaram este ano de pagar ao ex - Ron Artest.


#Costa


Na vossa opinião, quem são os 10 melhores jogadores de todos os tempos ?

Rafael Santos


Olá Rafael

Essa pergunta é sempre muito subjectiva mas como pediste uma opinião, irei dar-te a minha (#Costa) fazendo não um Top10 mas um Top25. Porquê Top25? Porque assim posso colocar 5 jogadores por cada uma das posições. Ora vamos lá sem nenhuma ordem definida (repito, sem ordem):
PGs – Magic Johnson, Isiah Thomas, Oscar Robertson, Steve Nash, John Stockton
SGs – Michael Jordan, Kobe Bryant, Reggie Miller, Allen Iverson, Dwyane Wade
SFs – Larry Bird, Lebron James, Scottie Pippen, Dr. J, John Havlicek
PFs – Tim Duncan, Karl Malone, Charles Barkley, Kevin McHale, Kevin Garnett
Cs – Hakeem Olajuwon, Lew Alcindor, Wilt Chamberlain, Bill Russell, Shaquille O’Neal

E ficaram tantos de fora que poderiam caber nesta lista. Repito, é uma questão subjectiva e fiz a lista em 5'. Reservo direito a mudar algum nome sem aviso prévio.

#Costa


Que acham do regresso do Lebron James a Cleveland? Vai ter sucesso ou nunca mais ganha um campeonato?

Artur Dias
Lisboa


Olá Artur

Ahhh, o regresso de Lebron James.
Ora bem, o Lebron James é, para mim,o melhor jogador de basket do mundo. E para onde ele vai, leva sempre sérias possibilidades de sucesso. Este regresso era algo já idealizado e esperado pela maioria da comunidade da NBA mas não era de esperar que fosse feita tão cedo. Eu pelo menos não esperava à entrada para esta free agency. A equipa dos Cavs é engraçada mas nada mais que isso. Com a adição do Lebron torna-se forte e competitiva, mas penso que há ainda demasiadas peças demasiado jovens (e com um rookie coach) para pensar em anéis no próximo ano (e arrisco nos próximos dois anos caso não haja mudanças cirúrgicas na equipa). Essa era a principal razão para eu pensar que ele não regressava já aos Cavs, apensar de admitir um eventual regresso. Um jogador como o Lebron, no seu prime, em busca de mais do que títulos, de um legado, não costuma prejudicar as suas hipóteses de ser campeão. E acho que prejudicou. Respeito quem argumenta e com razão que o Wade já perder muito, o Bosh é o que é e havia pouca flexibilidade em Miami para ir buscar outras peças. Certo. Mas mesmo assim acho que Bosh e Wade é uma companhia mais forte que Kyrie e Wiggins em 2014/2015. Repito: em 2014/2015. No futuro não. E se calhar foi nisso que o Lebron apostou. No futuro. Pode dar certo e os Cavs terão que ser tomados em conta a partir daqui. Mas ainda estou céptico quanto ao sucesso imediato desta mudança. Uma coisa que resultou muito bem em Miami foi a atractividade para free agents trocaram salários mais altos por um possibilidade de títulos. Mas para isto também contribuiu Miami ter 0% de state tax e ser uma das cidades dos EUA com melhor qualidade de vida. Por exemplo, o Lebron já não vai poder dizer à malta para juntar-se a ele e trazer os calções e as havaianas.E no próximo ano, a free agency vai ser apertadíssima com o extenso cap space de Knicks e Lakers, dois prime destinations para free agents. De qualquer forma, ter o Lebron na equipa só por si atrai e acredito que se não for para o ano ou daqui a dois, muito em breve os Cavs vão ter de ser levados sempre em conta na luta pelo título. Ter o melhor jogador do mundo assim o exige…

#Costa


Até à próxima, pessoal!!!

Não se esqueçam de mandar as vossas opiniões e dúvidas para correio.nbafansportugal@gmail.com com o vosso nome e naturalidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário