Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Desconto de Tempo




Olá malta, por motivos familiares e profissionais, o Desconto de Tempo teve de ser adiado um dia. Sim, eu sei. Há pessoal que passou uma segunda-feira ainda mais deprimida por não ter o DT mas pensem pelo lado positivo: a terça-feira acabou de ficar mais completa. Os novos Cavs, o calendário e Derrick Rose são os temas para hoje…


Boas
Queria saber com é que a NBA faz o calendário para uma época. Parece complicado.

Frederico Fonseca
Lisboa


Olá Frederico
Parece-te complicado porque é complicado. Respondendo à tua pergunta directamente, eu não sei como se faz o calendário mas sei as bases com que o Matt Winick faz este complicado trabalho (que começa em Fevereiro e acaba no início de Agosto). Sim, não foi um erro. É apenas uma pessoa que o faz desde o início dos anos 80. Chama-se Matt Winick e o título dele na NBA é tão pomposo como “Senior Vice President of Scheduling and Game Operations”. Tenho o máximo de respeito pelo senhor porque acho inacreditavelmente difícil o que ele faz.
Tudo começa um mês antes de terminar a época regular anterior quando as equipas mandam pelo menos 50 datas disponíveis para os seus jogos em casa (são 41 jogos em casa por equipa) onde estão incluídas pelo menos 4 segunda-feiras e 4 quintas-feiras. Tudo isto será confrontado com as datas em que não há jogos (véspera de Natal, All-Star Break e afins) e com possíveis incompatibilidades com as datas da NHL (muitas equipas jogam no mesmo pavilhão que as da NBA). E depois o homem tenta fazer as coisas para que faça o máximo de sentido possível para cada uma das equipas. O que naturalmente não é fácil dado que agradar a gregos e a troianos...
O calendário em si, por equipa, (que deve ser o que querias saber e não o que estou para aqui a falar) compreende a seguinte organização. Numa época regular uma equipa joga os seguintes jogos:

- 4 jogos frente aos 4 adversários da mesma divisão.
(4x4=16)
- 4 jogos frente a 6 adversários da mesma conferência (outra divisão).
(4x6=24)
- 3 jogos frente aos restantes 4 adversários da mesma conferência (outra divisão).
(3x4=12)
Nota: É feito um sistema de rotação a cinco anos para definir quem são os adversários da conferência com quem cada equipa joga três ou quatro vezes em cada época.
- 2 jogos frente a adversários da outra conferência.
(2x15=30)

Tudo somado, voilá: 82 jogos…

#Costa


O Rose parece saudável na selecção dos Estados Unidos. Será que as lesões já são uma coisa do passado?

Carlos Rodrigues
Fafe


Olá Carlos
Sim, ao contrário do que foi a lengalenga de pessoal muito pouco informado em termos médicos (eu também não o sou mas fui lendo o que os médicos foram dizendo ao longo dos tempos e não a opinião dos jornalistas e afins sobre o assunto), as lesões que o Rose teve estão ultrapassadas. Quer o ACL do joelho esquerdo, que está saudável há mais de um ano, quer o menisco do joelho direito que, pelo que foi possível observar, aparentemente está recuperado. As lesões foram independentes uma da outra e por isso não é de esperar que originem mais lesões. Isto não quer dizer que ele não se pode lesionar novamente. Como o Paul George mostrou, qualquer jogador pode lesionar-se a qualquer altura e a segunda lesão do Rose também é um desses acasos do destino (para quem acredita nessas coisas). Pode acontecer a todos os jogadores sem excepção. Mas sim, parece-me que toda a gente está optimista num regresso a 100% do Rose embora só fazendo uma época regular inteira é que afastará os “fantasmas” que pairam sobre a sua saúde. Prevejo, de qualquer maneira,que ele descanse um bocado mais do que o costume esta época e que faça praí 65, 70 jogos na época regular. A minha previsão para o nível dele é um bocado enferrujado de início e em crescendo com o avançar da época. No último mês e nos POs penso que será possível ver um Rose a alto nível. Nível como quando ganhou o MVP? Acho que não. Estava muito lá em cima nessa altura. E precisa de continuidade para chegar lá. Mas não espero nada menos do que um All-NBA Player.

#Costa


O Rose devia estar a jogar na TEAM USA? Não devia estar a descansar dado que ele anda sempre lesionado?

Rui Morgado
Coimbra


Olá Rui
1º O Rose não "anda sempre lesionado". Teve duas lesões independentes em dois anos consecutivos. Concordava com a afirmação se estas estivessem ligadas, se uma tivesse levado à outra. Como não foi o caso. O Rose lesionou-se. Não "anda sempre lesionado".
2º Respondendo às perguntas, Sim devia estar a jogar na TEAM USA e não, não devia estar a descansar. O Rose está a fazer exactamente o que deve. Jogar. É o que precisa de fazer para regressar ao mais alto nível. E desengane-se quem pensa que ele está a fazer isto porque só pensa nele e afins. Os Bulls QUEREM e pediram-lhe para jogar no Campeonato do Mundo. Ele só tem a ganhar em jogar basket competitivo antes de começar a época. E o risco de lesão como abordei em cima existe para toda a gente em qualquer altura. Por aí, ele não jogava mais porque corre sempre o risco de se lesionar, cada vez que entra em campo. Ele está a jogar, deve jogar e vai beneficiar com isso. Ele e os Bulls…
Para além de que, na TEAM USA, ele vai ganhar novamente o hábito de ouvir o Thibs aos berros com ele (podia já estar “mal habituado”)…  


O Shawn Marion está a caminho dos Cleveland. Ninguém os pára este ano…

Roberto Garcia
Porto


Olá Roberto
Vamos ver depois da bola saltar. A equipa dos Cavs está muito engraçada e o roster tem uma profundidade assinalável. Não acho que o Shawn Marion seja a última coca-cola do deserto e, embora tenha envelhecido bem, não deixa de ter 36 anos. Não sei se o nível de contribuição dele estará como em anos anteriores.Para além de que ele é um jogador que, na minha opinião, não encaixa bem com o Lebron. Fala-se também em Ray Allen que se viu contribuir para os HEAT nos últimos dois anos mas que já tem 39 anos. A idade pesa. Veterania é boa até determinado ponto…
Voltando à equipa (vou analisá-la com o pressuposto que a troca Love-Wiggins/Bennett vai em frente), um cinco com Kyrie, Waiters, Lebron, Love e Varejão é muito engraçado ofensivamente mas defensivamente terá que provar o que vale. O banco com Dellavedova, Miller, Marion, Tristan Thompson e Haywood (dependendo da sua condição física) é também engraçado e alguns elementos serão mais-valias defensivas a finalizar jogos.
Ofensivamente será uma equipa de topo, não tenho a mais pequena dúvida. Se o “rookie” David Blatt (ser estreante será um factor???) contribuir para elevar o nível defensivo da equipa, então estes Cavs estão aqui para ficar em termos de candidatura anual ao anel. Neste primeiro ano, no entanto, é de esperar algum tempo de “adaptação” a novos colegas e novas maneiras de jogar. Será este como o primeiro ano de Lebron nos HEAT? É possível...

#Costa


Hoje ficamos por aqui pessoal. Para a semana há mais e continuem a mandar as vossas opiniões e dúvidas para correio.nbafansportugal@gmail.com com o vosso nome e naturalidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário