Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Desconto de Tempo


Olá malta. Mais uma semana, mais um dia de atraso no DESCONTO DE TEMPO. Ao contrário da maioria, eu não estou de férias e não tem sido fácil. Mas quando é possível, cá estou eu. Esta semana temos Triangle Offense e Chicago Bulls.
Vamos lá…


Olá #Costa! Sigo o vosso trabalho na NBA FANS - Portugal com bastante regularidade e desde que comecei a entrar mais neste mundo que são vocês que me têm ensinado muito do que há para saber. E com essa vontade também venho com uma questão para este Desconto de Tempo.
Sou fã dos NY Knicks e desde que Phil Jackson, Derek Fisher e companhia vieram para NY, só se fala na "Triangle Offense". Como sou relativamente novo neste mundo da NBA e do Basket achas que será possível explicares em que consiste basicamente e como se vão inserir os jogadores mais "presos" à bola (a.k.a Melo e JR)?
Continuação de um excelente trabalho e obrigado!

João Cunha
Guimarães


Olá João, obrigado pela força!
Ora bem, eu não sou a pessoa mais indicada para falar, de forma aprofundada sobre os aspectos tácticos do jogo porque, apesar de ter tido experiências como treinador no meu passado, nunca foi uma coisa que “investi” muito. Acho que sempre mantive-me no estritamente necessário para entender e fruir do jogo e é esse “mínimo” que possuo que vou tentar transmitir-te.
A “Triangle Offense” é uma estratégia (há quem chame de filosofia dadas as suas características) ofensiva inventada há décadas na California e que foi levada às bocas do mundo por ser o tipo de ataque que o Phil Jackson usou nas suas equipas campeãs (Bulls nos anos 90 e Lakers nos anos 00). Mas não foi o Phil Jackson que a inventou nem foi ele que a levou para Chicago. Isso foi da responsabilidade de Tex Winter, o adjunto de Phil que foi jogador do Sam Berry, o inventor da estratégia.
Basicamente é uma estratégia pré-definida de “read and react”. É diferenciado dos habituais esquemas ofensivos porque não tem “jogadas” (não há cá o PG a driblar à espera que toda a gente esteja no lugar para iniciar uma jogada). É uma “motion offense” porque requer constante movimento de jogadores e da bola e o aproveitamento do que a defesa dá.
O ataque inicia-se de variadíssimas maneiras (a mais conhecida é com o PG a passar a bola a um wing e a ir para o canto criando um triângulo entre ele, o wing e o um jogador interior no low-post) e os jogadores têm determinadas instruções mediante a reacção da defesa. E isto faz com que o ataque evolua de um lado para outro, sempre configurando triângulos entre os jogadores (o que originou o nome, algo que eu acho que é a coisa mais “estranha” disto tudo porque quase sempre qualquer ataque cria “triângulos” entre os seus jogadores) até que a defesa tenha uma brecha para ser aproveitada.
A melhor coisa que podes fazer para aprender sobre esta estratégia é ires ver jogos dos Bulls dos anos 90 e dos Lakers dos anos 00 sob a batuta do Zen Master.
Quanto ao fit do Melo e do JR, é tranquilo. A offense vai dar-lhes open looks e oportunidades de jogar 1x1 com fartura e isso vai deixar-lhes felizes e, se eficazes, bastante produtivos.
Espero que tenha ajudado nem que seja um bocadinho e pode ser que nos comentários apareça alguém mais ”expert” no triângulo para juntar mais sumo e quiçá corrigir algum erro que tenha dito (sim, porque eu não sei tudo)…

#Costa


Boas
O que e que acham que os Bulls podem fazer com a atual equipa (saudável)?

João Sousa
Porto


Olá João
Ora bem, eu acho que saudáveis, o ceiling dos Bulls é o anel. Certo que sou fã da equipa e se calhar estou a ser optimista mas eu não estou a dizer que eles VÃO ser campeões. Estou a dizer que eles PODEM ser campeões. Há inúmeros factores que têm de correr bem para que isso aconteça e o passado não é bom conselheiro em relação a eles.
Como disseste e bem, a chave é a equipa estar saudável. Mas como é óbvio isso é uma presunção normal tendo em conta que é válida para qualquer equipa. Se o Lebron magoar-se a sério, obviamente que os Cavs não ficam com as mesmas possibilidades. Sem Durant como é que os Thunder ganham no Oeste???
Saudáveis, a equipa tem uma superstar que não teve nos últimos dois anos (Rose) e um frontcourt fortíssimo com dois dos melhores big men do jogo (Noah e Pau). O Jimmy Butler precisa de voltar a crescer também. Prometeu muito mas no ano passado teve uma época estagnada. Precisa de melhorar o lançamento de 3P porque sendo um especialista defensivo vai jogar muitos minutos e não pode ser um meco que ajuda a defesa a fazer 2x1 no Rose. Outra coisa que tem de correr bem é resultar a aposta no shooting. É preciso um Dunleavy eficaz e um Snell em ano de afirmação. Snell pode ser um jogador importante porque é defensivamente capaz e lança bem. Se tiver boas médias de longa distância (o miúdo não tem medo de assumir) para a NBA será um reforço importante para a rotação. Last but not least, os rookies têm de contribuir. Esperam-se mais destes rookies do que nos últimos anos em Chicago. McDermott parece ser um jogador pronto para rendimento mas sendo rookie nunca se sabe. Na minha opinião (embora duvide que o Thibs o faça), ele se calhar encaixava melhor na equipa como starter. O Dunleavy foi contratado para ser um jogador da segunda equipa e estar a exigir-lhe números de starter é demais na idade dele. Seria mais eficaz a partir do banco mas para isso era preciso alguém assumir a posição de SF (McBuckets? Snell???). O outro rookie (há ainda o Cameron Bairstow mas esse moço é para abanar toalhas no banco) é Mirotic que acho que terá poucos minutos este ano A NÃO SER que mostre que pode contribuir já. Se o fizer será importantíssimo para os Bulls. Porque vai poder dar mais descanso ao Pau e ao Noah, algo que será fulcral para mantê-los saudáveis ao longo da época e frescos para os playoffs. Com Rose saudável e a ganhar o seu ritmo ao longo da época, com uma equipa que fez um upgrade no spacing e um frontcourt poderoso, esta equipa tem tudo para poder ser campeã. Acho que é visível para qualquer um. Há é mais 29 equipas a lutar pelo mesmo…

#Costa


Hoje fico por aqui porque, para além de haver menos perguntas neste período de férias, tive menos tempo e estas duas obrigaram-me a mais “paleio”. Continuem a mandar as vossas opiniões e dúvidas para correio.nbafansportugal@gmail.com com o vosso nome e naturalidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário